Inicial » noticias » Escola Dom Felício tem duas turmas medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras
Imprimir Aumentar Texto Reduzir Texto
Escola Dom Felício tem duas turmas medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras
Data: 28/06/2017
Escola de Educação Básica (EEB) Dom Feliciano Cesar da Cunha Vasconcelos realizou um trabalho de parceria entre direção, professores e voluntário para estabelecer excelência no tema.

Uma das maiores competições escolares do mundo, a ‘Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontieres’ (OIMSF), apresentou neste mês de junho os vencedores da edição 2017. Entre as escolas campeãs de Santa Catarina uma foi destaque por ter duas turmas medalhistas de ouro no evento.

Localizada na cidade de Irani, a Escola de Educação Básica (EEB) Dom Feliciano Cesar da Cunha Vasconcelos realizou um trabalho de parceria entre direção, professores e voluntário para estabelecer excelência no tema.

A ideia da participação no evento partiu do voluntário, e ex-aluno, Anderson Lucas Biondo, que ao descobrir a OIMSF propôs que a escola fizesse parte da competição. “Na internet eu conheci a Olímpiada e então passei a fazer um trabalho de apoio com os estudantes, com simulados e atividades para prepara-los para a prova”, destacou Anderson.    

Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu mais de 200 mil alunos de 28 países, sendo 30 mil brasileiros. A prova é aplicada em 9 diferentes idiomas.

As duas turmas medalhistas, do 6° e 9° ano, lecionadas pela professora Janaína Ferreira da Silva, foram escolhidas para participar pela grande capacidade e interesse pela matéria. A professora, que supervisionou todo o processo de estudo, comentou que além dos alunos que foram escolhidos para competir vários outros se voluntariaram e mostraram uma crescente afinidade pela matemática. “Ficamos muito felizes pela conquista das duas turmas, principalmente por esta ser a primeira vez que nossa escola participa do programa e também por toda a motivação que a competição e a premiação inseriram nos estudos dos nosso alunos,” disse.

No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento - programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

O diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira, explica que a MSF é diferente das outras competições do gênero, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). "A Matemática Sem Fronteiras é a única realizada por equipes, formadas nas próprias classes, não é individual como as outras", diz.

A prova também envolve alunos do ensino fundamental 1 e tem uma das questões em uma língua estrangeira, a ser escolhida pela equipe, entre alemão, inglês, francês, espanhol ou italiano. As provas são dissertativas e divididas em três níveis: básico, para o fundamental 1; junior para o fundamental 2; e sênior para o ensino médio. Todas as escolas receberão um certificado de participação e as classes com melhor desempenho ganharão também medalhas de premiação.

Outro diferencial, aponta Ozimar, é que a prova não é direcionada apenas para alunos com altas habilidades na disciplina. "É importante as escolas e os alunos saberem que a Olimpíada não é apenas para quem é excelente em Matemática. Queremos incentivar o trabalho em equipe e desmistificar a ideia de que a Matemática é muito difícil", destaca.

Arquivos Multimídia

 
 
       
  • Comentar esta matéria.
  • Comentários 0
* Nome:
* E-mail:
Cidade:
* Comentário:


  * Digite a chave de segurança.




Nenhum comentário foi encontrado para esta página


Seja o primeiro! Clique na aba Comentar.


Colunista

Ricardo da Silva
Mais do mesmo autor.
Obter Adobe Flash Player
Notícias
Bombeiros Vol. Irani

Warning: mysql_query() expects parameter 2 to be resource, boolean given in /home/contesta/public_html/2013/paginas/bombeiros_feed.php on line 75

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/contesta/public_html/2013/paginas/bombeiros_feed.php on line 76
 

Página Inicial Notícias Fotos Programação Entre em Contato
  matérias   Pedir Música Fone: 49 3432 0821
  Bombeiros Irani   Ao Vivo E-mail: radio@contestadofm.com.br