00:00:00

Previsão indica chance de neve em Santa Catarina no próximo fim de semana
De acordo com o modelo meteorológico GFS, há chance de ocorrência de neve na serra catarinense no próximo domingo (20)
17/06/2021
Espaço publicitário.

internet

De acordo com o modelo meteorológico GFS, há chance de ocorrência de neve na serra catarinense no próximo domingo (20). Porém, de acordo com a Conexão Geoclima, é preciso ter cautela.

“É preciso ter cautela sobre essas projeções muito antecipadas do tal sistema. Portanto, a orientação é não se basear em apenas um modelo”.

Ou seja, neve na região serrana de Santa Catarina, assim como em qualquer outra região do Sul do Brasil, é um fenômeno que só se consegue prever com “certeza” com poucos dias de antecedência, e ainda assim as condições podem mudar.

O frio foi intenso na tarde desta quarta-feira, 16 de junho, na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 3°C e 4°C foram observadas em cidades como São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC). A maioria das áreas do interior destes estados e o sul do Paraná estava com temperatura abaixo ou próxima dos 10°C . E com tanto frio assim, será que pode nevar?

Frente fria trouxe umidade e frio

Uma frente fria passou pelo Sul do Brasil e deixou bastante umidade espalhada sobre o norte do Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina, além de ter trazido o ar frio de origem polar que derrubou a temperatura. Muita nebulosidade baixa foi observada sobre a região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul na tarde desta quarta-feira, acendendo a luzinha da possibilidade de neve na cabeça dos meteorologistas para os próximos dias.

E a ocorrência de neve em Córdoba, na Argentina, aumentou ainda mais a dúvida. Aliás, várias províncias da Argentina registraram neve nesta quarta-feira, o que não é muito comum.

Tem chance de neve?

A combinação de frio intenso com muita umidade é básica para a formação das nuvens que podem provocar precipitações de inverno como neve ou chuva congelada. O problema é que o frio para formar a neve é um frio especial. A atmosfera precisa estar muito fria, com temperatura abaixo de 0°C, não apenas nas camadas de ar superior, mas também nas camadas de ar próximas da superfície.

A noite desta quarta-feira seguiu gelada na serra gaúcha e catarinense e teve chuviscos ou chuva leve. No entanto, a atmosfera superior não deve estar tão fria no momento da chuva para que haja condições para a formação da neve.

Por isso, a Climatempo não vê possibilidade de nevar na madrugada da quinta-feira, 17, mas pode ocorrer durante o fim de semana. Porém, há uma pequena chance de ocorrer a chuva congelada.

Com informações Geoclima e Climatempo


😀 Obrigado pela visita! Deixe seu comentário abaixo.
Últimos Posts


Nenhum programa cadastrado para o horário atual.



     

 


.
© 2024 Todos os direitos reservados.