00:00:00

Parque ecológico no Oeste volta a receber turistas nesta semana
Unidade de conservação Parque Estadual Fritz Plaumann será reaberta para visitação a partir de quarta-feira
09/08/2021
Espaço publicitário.

Divulgação/IMA

A unidade de conservação Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP), em Concórdia, voltará a receber público a partir de quarta-feira, dia 11. Na reabertura, será inaugurada a nova estrutura da Trilha das Marrequinhas, com extensão de 140 metros. A trilha é constituída por uma estrutura de concreto com passarela em palafita de madeira de 97 metros de extensão, totalizando 190,28 m² de área.

“A trilha recebeu uma nova estrutura, com acessibilidade, para que todos os visitantes possam contemplar a natureza de uma forma única, assim como as demais trilhas do parque, que proporcionam, cada uma com sua particularidade, um olhar diferenciado para o ambiente como um todo”, explica a coordenadora da unidade, Vilma Oligo da Silva.

O atendimento seguira todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Portanto, é obrigatório o uso de máscara por todos os usuários. Para percorrer as trilhas, os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações devem agendar previamente o passeio no parque.

Na Trilha das Marrequinhas o público pode contemplar uma área primitiva do parque, com vista para o lago formado a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Itá, além da mata de grande porte, com presença de muita fauna silvestre ao longo do caminho. Entre os animais já vistos no percurso estão tatus, piranhas, capivaras, surucuás, juruvas verde, jacu, pomba, macacos, veados, periquitos, maitacas verdes, inhambus, patos-do-mato, biguás, garças-vaqueiras e curicacas, entre outros.

A visitação na unidade ocorre de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas; na segunda e terça-feira, somente mediante agendamento prévio. Os visitantes são recebidos pela equipe cogestora da unidade, a Associação Cultural Angelo Spricigo (ACAS), que conduz o público aos atrativos da unidade, sempre respeitando as medidas sanitárias.

 

Parque tem uma área de 798 hectares (Foto: Divulgação/IMA)

Sobre o parque

O Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP), situado em Concórdia, no oeste do estado de Santa Catarina, tem uma área de 798 hectares. Foi criado por meio do decreto estadual 797, de 24 de setembro de 2003, como medida de compensação ambiental pelos impactos gerados pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina de Itá, localizada entre os municípios de Itá/SC e Aratiba/RS, na Bacia Hidrográfica do rio Uruguai.

O nome da Unidade de Conservação é uma homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann, pelos trabalhos ambientais entomológicos desenvolvidos na região, e com significativa contribuição para todo o Brasil. A floresta Estacional Decidual é uma das formações florestais mais ameaçadas do Bioma Mata Atlântica e a mais ameaçada no estado de Santa Catarina.

Nos remanescentes florestais do parque e de seu entorno já foram registradas 232 espécies de aves, 25 espécies de mamíferos de grande e médio porte e 35 espécies de répteis e anfíbios, muitos deles ameaçados de extinção.


😀 Obrigado pela visita! Deixe seu comentário abaixo.
Últimos Posts

No Ar Agora!
Jornalistas Voz do Brasil
Voz do Brasil
Início: 19:00 - Fim: 20:00


     

 


.
© 2024 Todos os direitos reservados.