00:00:00

Israel cria córnea sintética que faz cegos recuperarem a visão
Paciente de 78 anos voltou a enxergar um dia após a cirurgia
22/06/2021
Espaço publicitário.

foto divulgação

Vítima de cegueira há uma década, um homem de 78 anos teve a visão completamente restaurada por uma invenção científica inovadora. Por meio de um transplante de córnea sintética desenvolvida pela empresa israelense CorNeat Vision, o paciente conseguiu reconhecer seus familiares e ler um texto logo um dia após a cirurgia.

Denominada Kpro, a córnea artificial se integra à parede ocular, estimula a proliferação celular e dispensa a necessidade de doação de tecido humano. Sua implementação é ainda mais simples do que o transplante de córnea humana, e o próprio processo de cicatrização integra o implante ao globo ocular.

O primeiro paciente a testar a técnica foi operado no dia 3 de janeiro, no Rabin Medical Center, pelo professor Irit Bahar. Ele já havia passado por quatro transplantes de córnea humana, mas nenhuma delas foi eficaz na recuperação de sua visão.

O médico e cofundador da CorNeat, Gilad Litvin, relatou a emoção de presenciar a cura do paciente se concretizar: “Havia muitas lágrimas no quarto”, disse.

Até o momento, dez novos voluntários estão previstos na nova fase de testes da KPro, além de outros pacientes no Canadá, na França, nos EUA e na Holanda.

Implante de córnea sintética

Implantes de córnea sintética não são novidade, mas até agora sua aplicação envolvia cirurgia mais complexa. Por isso, eles eram utilizados apenas como último recurso, em casos de rejeição em transplantes de córnea.

O KPro, por sua vez, pode ser implantado de forma relativamente simples, com cortes mínimos e pouca sutura. De acordo com a CorNeat Vision, o implante ainda “estimula a proliferação de células e leva à integração progressiva do tecido”. De acordo com a empresa, em questão de semanas, o processo de cicatrização integra o implante ao globo ocular do paciente.

Em Israel, dez pessoas aguardam o início da nova fase de testes com o implante. Outras regiões como o Canadá, a França, os EUA e a Holanda também já aprovaram alguns pacientes para participar dos testes com o KPro.

 


😀 Obrigado pela visita! Deixe seu comentário abaixo.
Últimos Posts


Nenhum programa cadastrado para o horário atual.



     

 


.
© 2025 Todos os direitos reservados.